Cabezón Advogados: desde 1979 defendendo os interesses de seus clientes

Dr. Ricado Cabezón

Dr. Ricardo Cabezón

Ricardo de Moraes Cabezón é paulistano, graduado em Direito (1995), Mestre em Direitos Difusos e Coletivos (2003) e Doutorando em Direito Civil junto a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Cursou e concluiu Pós-graduação (lato sensu) em Direito Processual pela Universidade Paulista (1999) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Cursou também dois anos de créditos de pós-graduação (stricto sensu) na área de História Econômica dos Estados Unidos junto a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo FFLCH/ USP e um ano como aluno Especial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, formações que lhe propiciam uma visão moderna e ampla para a proposição de soluções viáveis na diária tutela dos interesses de seus clientes.

Laborou por 06 anos na Assessoria Jurídica do Ministério da Defesa/ Exército Brasileiro/ Comando Militar do Sudeste/ 2ª. Região Militar (1995-2001) realizando no referido período a análise de contratos e certames licitatórios, acompanhamento de ações que tramitam no âmbito do Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, e dos inquéritos e processos penais militares encaminhados a Auditoria Militar.

Atua no magistério desde 1996, sendo que em nível Universitário desde 2001, especialmente em cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação em Direito.

Exerceu cargos de gestão acadêmica frente a Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2001-2007); Escola Superior da Advocacia - ESA, núcleo Santana (2006-2009), Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2007-2009) e Faculdade de Direito de Itu - FADITU (2009-2013).

Professor Laureado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo por dez vezes em virtude dos bons serviços prestados em prol da Advocacia Paulista além de receber quatro comendas eméritas alusivas à sua atuação na defesa dos direitos e garantias individuais da população de São Paulo.

Ministra desde 2002 cursos na Escola Superior da Advocacia (ESASP) em todo o Estado de São Paulo, instituição em que também teve a honra de coordenar os cursos de pós graduação em Direito do Consumidor, Direito Recuperacional e Falimentar e de Direito Empresarial, além de vários cursos de extensão com vistas a colaborar com o aprimoramento do exercício da advocacia.

Coordenou o Curso de Capacitação e Aprimoramento na área infanto-juvenil dos Defensores Públicos do Estado de São Paulo e Candidatos Proponentes a vaga de Advogado Dativo de 2007 até 2018.

Participou do Conselho de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana CONDEPE, ambos do Estado de São Paulo, e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de São Paulo.

É Advogado e Jornalista, sendo agraciado com dez condecorações eméritas pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo.

No referido órgão de classe da advocacia também exerceu a função de:
- Presidente da Comissão Especial de Direitos Infantojuvenis de 2005 a 2018;
- Vice presidente da comissão da Advocacia do Século XXI;
- Coordenador do Núcleo de Aprimoramento Jurídico e Incentivo Cultural (NAJIC);
- Membro da Comissão de Direito ao Entretenimento; e
- Membro da Comissão de Direito Civil.

Exerceu também junto a Seção Bandeirante da Ordem dos Advogados do Brasil as funções de membro efetivo das Comissões de Fiscalização do Exercício da Advocacia; de Desenvolvimento Acadêmico; de Direito Desportivo e de Direito do Consumidor.

Exerce perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a função de Administrador Judicial em procedimentos de Recuperação Judicial, Falências e Improbidade Administrativa, além de perito em procedimentos judiciais.

Criou na OABSP o Projeto Musical “Big Band OABSP” que congrega a participação de advogados e estagiários. É autor de obras e artigos jurídicos junto às editoras Memória Jurídica, Atlas e Saraiva.

Seu currículo lattes pode ser acessado em: http://lattes.cnpq.br/0154608837263874.

Atuação

Nossa meta não é a mera resolução de problemas para clientes, mas sim, estabelecer uma relação em que se busca criar soluções satisfatórias para "o cliente parceiro", conheça nossas áreas de atuação.